Consórcio Intermunicipal de Saúde Amerios / 12ª R.S.

Acessibilidade

Cisa-Amerios tem participação decisiva para o fim do rodízio dos hospitais de plantão em Umuarama

O rodízio dos hospitais de plantão em Umuarama, implantado há cerca de 30 anos, termina na segunda-feira (6/1) e os quatro hospitais de referência credenciados para o atendimento de Urgência e Emergência através do SUS – Nossa Senhora, Cemil, Norospar e Uopeccan - passam a atender 24 horas, todos os dias.

Em reunião realizada no novo Pronto Atendimento de Umuarama, na tarde desta sexta-feira (3), autoridades de saúde e gestores dos hospitais conferiram todos os detalhes da implantação do novo sistema.

De agora em diante, os usuários que precisam de serviços de urgência e emergência nos 21 municípios que pertencem a 12ª Regional de Saúde devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento da sua cidade e, em situações de maior gravidade, acionar o SAMU ou SIATE.

Nos casos em que o atendimento hospitalar for necessário, o paciente será encaminhado através da Central de Regulação de Leitos do SAMU ao hospital credenciado na especialidade indicada para o seu caso. O paciente não poderá mais ir direto ao hospital em Umuarama.

 “Isso significa colocar o paciente certo, no tempo certo,  no hospital certo. Outra grande vantagem é que não teremos mais falta de leitos gerais”, disse a diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herrera.

Para ela, a mudança irá fortalecer o sistema hospitalar de Umuarama e trazer benefícios a toda a população.“É um avanço importante. Nossos hospitais atendem as principais especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, neurologia, pediatria, entre outras. A mudança irá favorecer a população, que terá um atendimento ainda mais qualificado e fortalecer os hospitais, dentro das suas especialidades credenciadas”, disse.

De acordo com presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, o sistema de distribuição foi criado após um amplo planejamento, com a participação de todos os setores envolvidos no processo e segue critérios médicos e técnicos para o encaminhamento do paciente ao hospital credenciado.

“A mudança é necessária e não medimos esforços para chegar a esse momento. Foram muitas reuniões e um amplo trabalho técnico de planejamento. Contamos com a parceria de todos, especialmente da Secretária de Estado da Saúde, da 12ª Regional de Saúde, das prefeituras e secretarias municipais de saúde da região, SAMU, SIATE, Central de Regulação de Leitos e Consultas, gestores dos hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, para criar um sistema justo para todos”, disse.

Cardoso destacou a participação do representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves dos Santos que, segundo ele, “não mediu esforços para a criação do novo sistema e em todo o processo”.

Também participaram da reunião: Bruna Fátima Pinheiro Pereira e Ânderson Luiz Candiani, do PA 24h; Renata Figueiredo Campagnole de Oliveira, diretora de Saúde do município; e dos representantes dos hospitais Uopeccan (Débora Caús e José Carlos Ribeiro), Nossa Senhora Aparecida (Cristiano Nelli) e Norospar (André Buratti), do Hospital Cemil (Renilde Alvarenga).

Fonte: Movimento Saúde