O prefeito de Alto Piquiri e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, Luis Carlos Borges Cardoso foi eleito presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná – ACISPAR, na tarde desta quinta-feira (31), durante Assembleia Geral, realizada na sede da Associação dos Municípios do Paraná - AMP, em Curitiba.
Além de Cardoso, disputariam o cargo, o prefeito Beto Siena de Tamarana e pelo prefeito de Sapopema, Gimerson de Jesus Subtil. Por fim, Gimerson passou a integrar a chapa encabeçada pelo prefeito de Alto Piquiri e Siena desistiu de concorrer.
Cardoso foi eleito pela unanimidade da Assembleia de Prefeitos. A prefeita de Colombo, Beti Pavin foi eleita vice-presidente, o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin o “Texeirinha” como segundo vice-presidente, Gimerson de Matelândia ficou com o cargo de primeiro secretário e o prefeito de São João, Altair José Gasparetto, o “Vadeco”, com o cargo de primeiro tesoureiro.
Em seu discurso aos prefeitos presentes, Cardoso disse que irá lutar pelos 25 Consórcios de Saúde do Paraná, com o mesmo afinco e dedicação com que tem trabalhado pelo Cisa-Amerios. Segundo ele, atualmente, os municípios arcam com cerca de 80% das despesas dos consórcios de saúde.
“Vamos fazer um trabalho com o objetivo para trazer mais recursos dos governos Estadual e Federal para os Consórcios. Essa será nossa principal bandeira a frente da ACISPAR”, discursou o presidente eleito.
Frente ao Cisa-Amerios Cardoso buscou recursos e conseguiu implantar serviços como o Ambulatório do Idoso Frágil, que conta com equipe de médicos geriatras, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais, com recursos do Ministério da Saúde e sem custos adicionais para os municípios consorciados. Inovou a gestão implantando um serviço de agendamento eletrônico, organizando o organograma administrativo e através do programa de valorização e capacitação profissional. A construção da nova sede, em fase adiantada, também é uma conquista efetivada em sua gestão.