O Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios passou mais uma vez de forma positiva pela avaliação do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios de Saúde – COMSUS. Os resultados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (11).
“O principal ponto positivo foi quanto a Qualificação da Linha de Cuidado ao Idoso. O Cisa-Amerios avançou nesse aspecto e a expectativa é que o Consórcio amplie ainda mais o atendimento multidisciplinar a esses pacientes, através do seu Ambulatório do Idoso Frágil”, disse a enfermeira Maisa de Oliveira Santos, fiscal do Convênio COMSUS.
De acordo com o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, ficou pactuada a implantação do Plano de Cuidados para Pacientes Hipertensos e Diabéticos. “Já estamos trabalhando nesse sentido e até a próxima avaliação do COMSUS, daqui há quatro meses, esse serviço também já estará em pleno funcionamento”, disse.
A grande expectativa é pela conclusão da construção e ampliação da sede do Cisa-Amerios. “Os serviços todos sendo ofertados no mesmo espaço físico, facilita e melhora o atendimento aos pacientes, o resultados dos tratamentos e a integração das equipes multiprofissionais”, ressaltou a enfermeira-fiscal Maisa.
Outro destaque é o Programa de Desenvolvimento Profissional e Humano, através do qual o Cisa-Amerios promove eventos de qualificação e formação profissional, integrando profissionais especialistas do Cisa com os profissionais que atuam na atenção básica nos municípios consorciados. O Programa tem ainda campanhas de educação em saúde voltadas para profissionais e pacientes. Eventos de motivação pessoal e atividades integrativas também são realizados frequentemente, envolvendo profissionais do Cisa-Amerios, dos municípios consorciados, bem como os pacientes.
O COMSUS
É um programa da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) com o propósito de qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado para atender as necessidades de saúde da população. Seu principal objetivo é implantar os Centros Especialidades Regionais em todas as regiões de saúde do Paraná, mediante parceria firmada entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e a SESA.
Objetivos Específicos
Alinhar o modelo de atenção dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) de acordo com as redes de atenção à saúde prioritárias – Rede Mãe Paranaense, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Saúde do Idoso, Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde Mental.
Implantar incentivo de custeio para ampliar a oferta de serviços especializados.
Implantar incentivo de investimento para a melhoria da estrutura e de equipamentos dos Centros de Especialidades Regional.
Inserir os CIS nas Redes de Atenção à Saúde, integrados com a atenção primária e atenção terciária.
Operar com eficiência e efetividade.
Preencher vazios assistenciais.
Melhorar a qualidade da gerência dos consórcios.
* Informações da SESA