Em busca de excelência no atendimento e maior resolutividade dos tratamentos e procedimentos, os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, aprovaram em Assembleia Geral, na tarde desta quarta-feira (17), a adoção de protocolos de encaminhamento da atenção básica para as especialidades médicas mais solicitadas.
“O protocolo de encaminhamento vai qualificar o atendimento. O médico regulador irá verificar a necessidade de procedimentos e exames, facilitando e agilizando o atendimento com o médico especialista”, explica o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca.
Serão regulados os encaminhamentos das seguintes especialidades: cardiologia, ortopedia, reumatologia, endocrinologia e pneumologia, que geram as maiores demandas no agendamento do Cisa-Amerios.
De acordo com o presidente da Acispar – Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná, do Cisa-Amerios e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, o protocolo de encaminhamento será realizado através do Sistema Eletrônico de Agendamento e Controle, recentemente implantado.
“Através do sistema especialista acessa protocolo do paciente, com todas as informações de exames e procedimentos já realizados. Isso vai permitir ao médico uma tomada de decisão mais rápida e mais resolutividade nos tratamentos.
A assembleia teve a cobertura de diversos veículos de comunicação da região
REAJUSTE
A Assembleia de prefeitos também aprovou o reajuste salarial de 5% para servidores efetivos, concursados e comissionados, do Cisa-Amerios, que tem data-base em maio. O reajuste é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, que no acumulado dos últimos 12 meses foi de 4,67%.
Os prefeitos também aprovaram a inclusão de novos procedimentos e alterações no Protocolo de Intenções do Cisa-Amerios para adequação às novas normas e leis vigentes.